sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Por que não refletir?


Quando a última árvore tiver caído,
Quando o último rio tiver secado,
Quando o último peixe for pescado,
Vocês vão entender que dinheiro não se come.
(Greenpeace)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sofrimento


Existem várias formas de sofrimento. De facto, podemos magoar de várias maneiras, mas aqui eu quero falar de um sofrimento saudável; aquele que antecede uma conquista. Na verdade, esse tipo de sofrimento é saudável porque nos irá vai permitir, quando alcançarmos o objectivo que pretendíamos, dar mais valor à nossa conquista. Em rigor, o sofrimento pode ser um meio de valorização, ou seja, um processo de valorização de uma conquista, pois, depois de a alcançarmos, o sentimento de que o sofrimento valeu a pena é indescritível.  De facto, há caminhos sinuosos que nos tornam mais fortes.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Enfrentar a adversidade

Ao longo da nossa vida passamos por altos e baixos. Porém, há momentos em que os baixos parecem maiores que os altos e, por força disso começamos a recear o futuro. Em conversa, com uma amiga, sobre o momento delicado do Sporting,  dei por mim a reflectir sobre isso e a conclusão da análise ao momento do Sporting surgiu-me desta forma: 
"Há momentos na vida em que chegamos a um ponto em que não temos nada a perder, mas algo a ganhar dependendo da forma como enfrentamos esse momento que estamos a viver..."