segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O primeiro passo: há derrotas mais triunfantes que algumas vitórias...

Se o mergulhador pensasse sempre no tubarão, nunca conseguiria deitar a mão à pérola.

 A caminhada começou algures num passado distante. O caminho revelou-se árduo inúmeras vezes, onde as quedas marcaram momentos, geraram sentimentos e até cicatrizes. Descalço, sozinho, feito eremita o guerreiro continuou a sua caminhada, aos olhos de uns como um "perdido", aos olhos de outros como um "destemido" e aos olhos de si mesmo como um fugitivo de si mesmo.
Perdido, muitas vezes desesperado, confuso e por vezes abandonado; em si mesmo, nos seus medos, nos seus receios, nas suas inseguranças, foi trilhando caminhos temendo sempre o próximo passo, que muitas vezes julgou ser o último antes do abismo.
Porém, aos poucos, a casa passada, um pouco de si se ia perdendo, à medida que a caminhada se tornava mais longa e o ponto de partida cada vez mais distante. Lentamente, mergulhado na confusão que invadia a sua mente foi-se deixando abater, até tocar no fundo. Caiu, chorou, gritou, implorou pela partida para um mundo melhor. Fez-se silêncio. O guerreiro deixou-se tombar e dormiu.
Pela manhã, um raio de sol, um vazio tranquilizante no seio do peito e um olhar distante. O guerreiro levantou-se, combalido, meio curado das feridas, prosseguiu a caminhada; sem destino, sem rumo, sem parar enfrentando o medo, armado sem nada, caminhando de olhos bem-postos no horizonte. Porque há batalhas que se vencem, trilhando caminhos de medo, buscando troféus de nada, enfrentando os medos e os fantasmas que sufocam a nossa liberdade. Há momentos na vida em que enfrentar o medo é o primeiro passo a dar, porque há derrotas mais triunfantes que algumas vitórias...

13 comentários:

Maria João Faria disse...

Não te deixes sufocar pelo medo e prossegue o teu caminho...caminhando,porque mesmo que não surja um raio de sol...ele já nasceu!Mesmo que durante o dia não vejas as estrelas no céu...elas estão sempre lá para te guiar na noite escura!Mesmo que não vejas um sorriso...um olhar... por mais só que caminhes...ele está no rosto de alguém...que te acompanha nessa caminhada...e em silêncio olha para dentro de ti e escuta o teu coração!

Ricardo Veloso disse...

Porque há momentos em que caminhar, lutar e enfrentar é a melhor maneira de se avançar...

Maria João Faria disse...

caminhar...lutar...enfrentar...sem esquecer o Sonhar!
Ao Sonhar estás a chegar aquilo que queres atingir...a visualizar,a realizares os teus sonhos!
E não podes desistir...porque em cada sonho há uma história encantadora...ainda que assim mesmo, seja uma história de Princesas...

Maria João Faria disse...

Caminhar,lutar e enfrentar sem esquecer ... o Sonhar!
Ao sonhar estás a chegar aquilo que queres atingir...e isso ajuda-te a realizar os teus sonhos!
Não desistas de Sonhar,porque em cada sonho há sempre uma história encantadora...ainda assim e mesmo que, seja uma história de Princesas!

Ricardo Veloso disse...

Olá Maria João,

Há muitos anos acredito que aquilo que pensamos determina o que experenciamos, por isso determino todos os passos da minha vida.
Obviamente, que há percalços, mas esses fortalecem-me:-P

Sonia Falcão disse...

Perfeito, verdadeiro! Vim para ler seu escrito! Boa noite!!

Ricardo Veloso disse...

Olá Sónia,

Obrigado. Espero que continue a apreciar o meu blog.

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá...Gostei da maneira q escreves-te....nao gostei do q senti...mas isso só quer dizer q tocas-te meu coracao...
Tu sabes q eu sempre fui uma sonhadora tb....e isso é q nos leva muitas vezes a acreditar num mundo melhor....
Por isso.....sonha.....sonha....sonha....e quando te for possivel....REALIZA-OS!
Beijo
Marina

Ricardo Veloso disse...

Olá Marina,

Nem sempre as histórias têm um final feliz (à primeira vista), mas todas elas nos enriquecem. Nesse sentido, por vezes, só depois de digerirmos determinadas situações é que as entendemos. Enquanto elas nos magoarem é porque há algo que não está completamente resolvido.

Beijoka

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

Uma grande e sábia verdade.
Há derrotas mais triunfantes que algumas vitórias.
A História é testemunha disso, o homem sabe, mas ... pensa sempre na derrota como algo negativo, não tirando dela o devido proveito e ensinamento.
A vitória (seja no que for!)é procurada a qualquer preço, mas para se ganhar algo verdadeiramente é preciso muitas vezes primeiro saber perder.
Abraço.

Ricardo Veloso disse...

Boas Urbano,

As pessoas querem sempre ganhar e crescer sem nada fazer... Só aquilo que é "bom" é que é aceitável na nossa vida. Este é o pensamento de muitos.

Abraço

Maria João Faria disse...

"As pessoas querem sempre ganhar e crescer(...)"
Sempre o querer...!
E o ser?
E o sentir?
O pensamento de muitos deveria ser ouvir-se a si mesmo,conhecer a sua alma...encontrar a sua verdadeira essência,fazer dela uma prioridade da vida! Talvez assim encontrassem a felicidade!

Ricardo Veloso disse...

Maria João,

Será que existe um único meio para atingir a felicidade ou a nossa individualidade abre espaço para várias formas, considerando ainda que o que me realiza a mim pode não te realizar a ti?

Bjs